A luz existente nas trevas da ignorância
De vez em quando recebemos comentários que muito nos orgulham e que nos dão alento para continuarmos.
É o caso deste comentário do leitor “Luis”.
Realço esta parte:
“(…) parabenizo a todos aqueles que, com esforço e tempo disponível, divulgam o conhecimento para conscientizar e educar aqueles que almejam sair das trevas da ignorância para a luz.”
😀
Tendo em conta que a internet, infelizmente, tem muitas trevas de ignorância, é importante que o AstroPT seja visto como uma luz acesa por entre essas trevas, indicando o caminho da ciência, do conhecimento, das evidências, da informação credível.
O que me faz lembrar o saudoso Carl Sagan, que via a ciência como uma vela acesa no escuro…
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Olá caros amigos, se me permitem o abuso de confiança.
Não consigo calar o quanto aprecio a vossa dedicação (ia escrever trabalho, mas achei que chamar isso a isto era, no mínimo, depreciativo.
Permitam-me que brinque um pouco com coisas tão sérias como a ciência da qual, lamentavelmente, estou quase tão longe como Betelgeuse do insignificante mas tão «nosso» indispensável Sol.
A vossa disponibilidade faz com que me sinta aqui entre amigos ou, talvez, irmãos duma «confraria de voluntários» imaginada agora mesmo. Isto porque, à minha muito modesta dimensão, nasci e já percebi que morrerei voluntário, apesar de, face a múltiplas ingratidões e incompreensões, alturas haver em que me sinto parvo de todo… Boa parte da sociedade tem vindo a «evoluir» egoística e doentiamente numa procura de riquezas materiais, do lucro a qualquer preço e de um conforto que mais parece perniciosa «cegueira mental». Uma espécie de «panem et circenses» agora traduzido e actualizado para «pão, futebol e reality shows»… Adiante!
Tudo isto para agradecer vivamente a todos o enorme caudal de informações que me vêem oferecendo, pese embora a triste realidade de, em alguns casos, me sentir «burro a olhar para palácio»…
Um grande BEM HAJA para todos os que colaboram no Astropt!
Armando
Author
Obrigado pelas suas palavras 🙂
Foi graças ao Astropt que eu parei de me preocupar com os delirios que vejo por ai, mas é triste saber que em pleno seculo 21 no ano de 2015, ainda tem gente que acredita em planetas invisiveis que estão se escondendo no sistema solar (ontem mesmo eu pesquisei so porque não tinha nada melhor para fazer), essas pessoas precisam de uma luz.
Author
Obrigado pelo comentário! 😉