Planeta anão, mancha brilhante – APOD

PIA19547

Créditos da imagem: NASA, JPL-Caltech, UCLA, MPS/DLR/IDA.

Agora em Ceres, a câmera da Dawn registrou esta visão próxima do hemisfério norte do planeta anão e uma de suas misteriosas manchas brilhantes em 4 de maio. Um retrato iluminado de um mundo escuro e pequeno com cerca de 950 quilómetros de diâmetro, a imagem é parte de uma sequência planejada tomada com o mapeamento RC3 ao longo de 15 dias de órbita pela espaçonave movida a energia solar a uma distância de 13.600 quilómetros (8.400 milhas).

A sequência (uma animação) mostra a rotação de Ceres, com seu pólo norte no topo do quadro. Fotografada pelo Hubble em 2004 e, em seguida, pela Dawn quando se aproximava de Ceres em 2015, a própria mancha brilhante revela-se ser um conjunto de manchas menores de material reflexivo que poderia ser gelo exposto brilhando na luz solar.

No sábado, o sistema de propulsão iónica da Dawn foi ligado para nave espacial espiralar e chegar numa órbita mais próxima, de 4.350 quilómetros, em 06 de junho. Claro, um outro planeta anão inexplorado, Plutão, está esperando a chegada de um visitante da Terra, a sonda New Horizons, em meados de julho.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.