Descoberta a Galáxia mais Luminosa
Através da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA, foi descoberta a galáxia mais luminosa já encontrada até hoje. É considerada uma ELIRG: galáxia extremamente luminosa em infravermelho (já foram descobertas 20).
A galáxia tem o pomposo nome WISE J224607.57-052635.0 , brilha com a luz de mais de 300 trilhões de sóis, e está a ser vista como era há 12,5 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos.
A sua intensa luz em infravermelho deverá ser devida ao crescimento de um monstruoso buraco negro supermassivo no seu centro (que está se alimentando de gás e matéria no disco ao seu redor, aquecendo o disco e emitindo em luz infravermelha).
Leiam na NASA, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários