Embaixada Galáctica

O programa Governo Sombra da semana passada teve notícias “extraterrestres”. Vejam aqui, a partir dos 27 minutos.
O Movimento religioso Raeliano gostaria de construir uma embaixada extraterrestre em Portugal. Isto levou, obviamente, a muitas piadas, com sentido crítico, por parte de Ricardo Araújo Pereira.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu também gosto de Star Trek!
Aliás num dos filmes em que o Spock morre, acaba por acontecer a “terraformação” dum planeta.
Um pormenor interessante abordado no livro de Rael é a questão da vida e da morte, e o processo para ressuscitar um morto, onde os tais elohim a partir de uma célula previamente conservada de uma pessoa falecida, recriam todo o corpo jovem numa “máquina”, e transferem para o novo corpo toda a personalidade e conhecimentos do falecido. Então o “falecido” vive uma nova vida no novo corpo. Quando envelhece e morre, voltam a usar o mesmo processo, eternamente.
Acha possível fazer algo do género no futuro? Estas ideias têm algum fundamento científico ou são só fantasia? Já vi cientistas a dizer que pretendem transferir todos os conhecimentos duma pessoa para um computador.
Abraços!
Author
Star Trek II – Wrath of Khan, com o projeto Genesis
http://en.memory-alpha.wikia.com/wiki/Project_Genesis
Esses Elohim são um bocado burros.
Em Star Trek fizeram um processo muito melhor, mais simples, mais económico, e com muito melhores resultados: a descrição da pessoa aos 25 anos está num computador, e depois recria-se (teleportação) onde e quando se quer 
Eu não coloco de parte, de todo, um dia isso ser possível…
Claro que nessa altura vai-se andar a discutir ética, exércitos das mesmas pessoas, clonagem, alma, consciência, etc…
Mas teremos imortalidade!
abraços!
Comprei recentemente o livro desse Rael na feira do livro de Lisboa. Andavam por lá uns raelianos, malta estrangeira diga-se, a distribuir folhetos à entrada da feira e como só custava 2 euros resolvi arriscar. Inicialmente pensei que fosse qualquer coisa pseudo tipo Daniken ou Sitchin, cujos livros conheço, mas não é bem o caso. Confesso que nunca li nada semelhante em toda a vida. É tipo “Entrevista com o Vampiro”, onde neste caso um extraterrestre contacta o tal Rael em 1973 (nome verdadeiro: Claude Vorilhon) e explica-lhe a origem da humanidade e parte da história mundial, com ênfase para a Bíblia e os judeus. No final do encontro o ser pede-lhe que divulgue a mensagem e que construa a tal embaixada, para receber os elohim, nome que os antigos profetas davam a esses seres criadores “vindos do céu”.
O extraterrestre diz-lhe que a teoria da evolução é um mito, e que toda a vida foi criada por eles usando ADN, uma espécie de Design Inteligente feito por cientistas e artistas elohim. É aqui que fico confuso, pois o movimento tem óbvia intenção religiosa camuflada, mas negam a existência de um Deus sobrenatural e aceitam bem a ciência, aliás até bem demais. O Claude Vorilhon afirma mesmo que a humanidade irá fazer aquilo que os elohim fizeram e iremos criar vida noutros mundos distantes no futuro.
Como é que o Carlos Oliveira vê este tipo de ideias? Já li a sua opinião a respeito de Daniken, mas depois de ler a história do Rael acho os outros livros menos “fantásticos”. Se fizessem um filme baseado nesta historia raeliana batia facilmente o Prometeus, o Avatar, Star Trek e Star Wars todos juntos. Para ficar ainda mais bizarro, esse Rael antes de ser profeta era… jornalista de corridas de automóveis!!!
Author
Eu adoro Star Trek. Ponto final
Mas Star Trek tem um episódio também sobre isso
http://en.memory-alpha.wikia.com/wiki/The_Chase_%28episode%29
Adoro Avatar
Star Wars é fantástico e certamente teria sido o meu filme de culto… se fosse teenager na altura e nos EUA
Prometeus, tal como esse episódio de Star Trek, é somente um Criacionismo disfarçado.
Tal como são as ideias Raelianas.
Note que não estou a dizer que são verdade ou mentira. Não me chocaria civilizações incrivelmente avançadas no passado.
Mas o que sei é que isso é religião, onde substituem deuses ou anjos por extraterrestres, e dão-lhes intenções humanas.
O que sei é que a ciência nos diz que, a terem existido essas civilizações, estão muito para lá da nossa limitada compreensão
abraços!
Carlos, as ideias raelianas não são criacionismo disfarçado. O movimento raeliano é oficialmente criacionista, não o esconde nem tenta disfarçar. Mas é um criacionismo diferente das religiões tradicionais. Ou seja, os criadores não eram totalmente omnipotentes, também faziam experiências, protótipos, cometiam erros, etc. O realizador do Prometeus diz que se baseou em Daniken, mas há ali vários pormenores no filme que parecem mais raelianos do que Daniken, a não ser que o próprio Daniken actualmente já se inspire no Rael.
Oi, Carlos.
Isso não é nada. Aqui no Brasil, na cidade de Barra das Garças, no estado de Mato Grosso, existe um “discoporto”, aeroporto para discos voadores, com alojamentos e tudo o mais para recebê-los.
É uma cidade turística, e a finalidade disso é divulgar o nome da cidade e incrementar o turismo.
Parece-me uma forma original de dinamizar o sector da construção.
Quem sabe se a ausência de visitas extraterrestres não se deve à falta de alojamentos adequados?
Author
Isso parece-me uma mensagem para promover também a construção de hotéis para “eles”