Visível no início da noite de verão no hemisfério norte, essas três brilhantes estrelas formam o asterismo familiar conhecido como o Triângulo de Verão.
Altair, Deneb e Vega são as estrelas alfa de suas constelações (as de maior brilho aparente), respectivamente: Aquila, Cygnus e Lyra.
Embora suas luminosidades aparentes nos pareçam similares nas vistas telescópicas, cada uma tem, de fato, sua própria história estelar.
Suas aparências semelhantes escondem o fato de que as estrelas do Triângulo de Verão são distintas tanto em distância em relação a Terra quanto a sua luminosidade intrínseca, a saber:
- Altair, classe estelar A7V, é uma estrela da sequência principal cerca de 10 vezes mais brilhante que o nosso Sol e relativamente próxima, distando 17 anos luz. Sua massa é de 1,79 M☉ e sua idade é inferior a 1 bilhão de anos.
- Vega, classe A0Va, também da sequência principal, é cerca de 30 vezes mais luminosa que o Sol e reside a 25 anos luz de nós. Sua massa é de 2,135 ± 0,074 M☉. Vega é mais jovem que Altair, com 455 ± 13 milhões de anos.
- A supergigante classe A2Ia Deneb tem 54.000 vezes a luminosidade solar e fica a 1.400 anos luz de distância. Sua massa é de 19 ± 4 M☉. Com ‘apenas’ 10 milhões de anos Deneb já deixou a sequência principal, caminhando para a fase final da sua vida, a terminar como uma supernova.
Evidentemente, como estas são estrelas que brilham na cor azul clara, as três estrelas do Triângulo do Verão são bem mais quentes que o Sol (Vega tem temperatura de superfície de 9.500 Kelvin, Altair tem 7.550 K e Deneb, no meio, irradia a 8.500K).
Fonte
APOD: Stars of a Summer’s Triangle – Crédito© da Imagem: Rogelio Bernal Andreo (Deep Sky Colors)
._._.
Últimos comentários