Recentemente fui ver este pequeno documentário ao IMAX.
O tema é super-interessante (matéria negra e energia negra). O local é excelente (IMAX). O narrador dispensa apresentações: Neil deGrasse Tyson.
Fui com as expectativas bastante elevadas, até porque o último documentário astronómico apresentado no IMAX foi simplesmente brilhante, como relatei aqui.
Infelizmente, este desiludiu-me.
O documentário passa muito tempo na parte histórica; fala de tudo e mais alguma coisa, mas “esquece-se” até de algumas histórias divertidas como a dos “dejectos de pombos” de Penzias e Wilson.
O tempo dado concretamente à matéria negra e à energia negra terá sido, no máximo, 5 minutos, o que convenhamos é muito pouco quando se diz que o documentário é sobre isso.
Por outro lado, as informações contidas no documentário são banais. Não existe lá nada de novo. Pelo contrário, até estão um pouco desactualizadas. E não sou eu que o digo: a pessoa com quem fui não é de astronomia e no fim disse-me que já sabia aquilo tudo, e daí ter ficado desapontada com o documentário.
O que se safa? As imagens, claro. Algumas delas são soberbas!
Conclusão: é um documentário para ver só uma vez, que está a anos-luz do documentário em IMAX sobre o Telescópio Espacial Hubble.
3 comentários
2 pings
Carlos, esse é o documentário que passa dentro do Planetário Hayden?
Se for, eu vi também… Achei razoável para iniciantes porém fraco para entendidos.
http://www.amnh.org/exhibitions/space-show/space-show-dark-universe/about-dark-universe
Author
Sim, é o mesmo 😉
Começou por ser do Hayden e agora está espalhado pelas salas de IMAX do país 😉
Ao terminar, senti uma sensação de vazio… o documentário poderia ser muito mais rico, mas… perderam a chance.
[…] vi este show como documentário em IMAX, e não gostei nada, como expliquei aqui. E já vi este show no Planetário Hayden, e gostei bastante, como expliquei […]
[…] falei neste documentário, neste post. Não gostei nada de o ver no cinema […]