Comunicação com a New Horizons sofreu anomalia em 4 de julho – observações científicas estão suspensas até que a situação seja corrigida nos próximos dias

https://solarsystem.nasa.gov/multimedia/display.cfm?Category=Spacecraft&IM_ID=546

Ilustração da New Horizons visitando Plutão. Créditos: NASA/JPL

A equipe de engenharia responsável pela sonda New Horizons está no momento trabalhando para responder a anomalia ocorrida na espaçonave robótica que está a caminho de Plutão.

Foi detectada uma anomalia na tarde de 4 de julho de 2015 que levou a uma perda de comunicação da New Horizons com a Terra. Felizmente, a comunicação já foi restabelecida e a nave está saudável.

O centro de operações da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Laurel, Maryland, EUA perdeu o contato em 04 de julho com a nave espacial não tripulada às 01:54PM EDT e recuperou a comunicação às 03: 15PM EDT, através da dede comunicação Deep Space Network da NASA.

Durante essa interrupção, o piloto automático autônomo a bordo da espaçonave reconheceu um problema e agiu como previamente programado atuando para contornar esta anomalia, trocando o computador principal para o computador de backup.

http://danielmarin.naukas.com/2015/07/05/problemas-para-la-new-horizons/

Diagrama dos Sistemas da New Horizons mostra as redundâncias de diversos recursos.

O piloto automático colocou a nave espacial New Horizons em “modo de segurança” e ordenou que o computador de backup reinicie a comunicação com a Terra. A New Horizons, em seguida, começou a transmitir telemetria para ajudar os engenheiros a diagnosticar o problema.

O comitê “New Horizons Anomaly Review Board” (ARB) foi convocada às 04PM EDT para reunir informações sobre o problema e iniciar um plano de recuperação. A equipe está agora trabalhando para restabelecer o plano de atividades original. Como o ciclo completo de comunicação leva ao todo 9 horas para ir e voltar entre a Terra e a New Horizons (a nave está a 4,5 horas-luz de distância – cerca de 4,9 bilhões quilômetros) da Terra, a recuperação total deve levar de um a vários dias.

Assim, a New Horizons será temporariamente incapaz de recolher dados científicos durante este período em que os engenheiros estão trabalhando para solucionar o evento.

Vamos acompanhar uma vez que a New Horizons chegará no Sistema de Plutão-Caronte em cerca de 9 dias (14 de julho).

Para saber mais, leia os comentários de Emily Lakdawalla em Planetary Society: New Horizons enters safe mode 10 days before Pluto flyby

Fontes

NASA: New Horizons Team Responds to Spacecraft Anomaly

Eureka (Daniel Marín): Problemas para la New Horizons

._._.

2 comentários

2 pings

  1. Tinha de ser…
    O sistema solar está cheio de ET’s.
    A sonda passou perto de uma nave mãe e BANG: Os ET’s deixaram o sistema informático da New Horizons meio “apardalado”.
    BAZINGA!

  2. Será que os plutonianos boicotaram a sonda pra não serem descobertos?
    :p

  1. […] Depois de uma longa jornada de 9 anos no espaço interplanetário, a New Horizons encontra-se agora a pouco mais de 5 dias do seu encontro histórico com Plutão. Hoje, a equipa da missão recebeu a primeira imagem da superfície plutoniana desde que foram restabelecidas as observações científicas, após a anomalia do passado fim de semana. […]

  2. […] realizou ontem, às 20 horas de Portugal continental, uma conferência de imprensa para descrever a anomalia que envolveu a sonda e o seu estado de saúde […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.