O cheiro da Química

“Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas recordava-lhe sempre o destino dos amores contrariados. O doutor Juvenal Urbino sentiu-o logo que  entrou na casa ainda mergulhada em penumbra, onde fora de urgência para tratar um caso que, para ele, já tinha deixado de ser urgente há muitos anos. O refugiado antilhano Jeremiah de Saint-Amour, inválido de guerra, fotógrafo de crianças e o seu mais tolerante adversário de xadrez, tinha-se posto a salvo das inquietações da memória com um defumador de cianeto de ouro. “

É assim que começa “Amor em tempos de cólera”. Este início cativou-me de imediato, talvez por me mostrar que a Química tem cheiro.

No entanto não é só a morte por cianeto que tem cheiro. Este artigo mostra a química por trás dos odores corporais.

Chemistry-of-Body-Odours-FINAL

Imagem retirada daqui.

Analisando os 4 odores corporais, há um elemento que aparece em todos eles, é o enxofre (símbolo químico –  S). A letra S, vem do latim sulphur e não de stinky element.

giphy

Há um cheiro que por vezes aparece no hálito que  poderá ser um indício de diabetes. É o hálito a acetona; o hálito cheira a removedor de verniz. devido à presença de corpos cetónicos. Sobre isto falaremos num próximo post.

 

Também aqui.

2 comentários

    • Dinis Ribeiro on 15/07/2015 at 21:57
    • Responder

    Uma curiosidade…

    http://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/news/microorganisms.html

    1. Obrigado pelo link!

      Muito interessante!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.