A misteriosa cratera Occator vista pela sonda Dawn, a 06 de junho de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.
Foram aprovados os nomes oficiais de 17 crateras de impacto recentemente descobertas pela sonda Dawn na superfície de Ceres. De acordo com o sistema de nomenclatura adotado pela União Astronómica Internacional, as crateras cererianas recebem os nomes de divindades associadas à agricultura e à vegetação. A lista agora aprovada inclui os nomes:
- Asari – deus sírio da agricultura;
- Coniraya – deus inca responsável pelo sistema de agricultura em terraços e pela irrigação;
- Gaue – deusa germânica à qual se faziam oferendas durante o período das colheitas de centeio;
- Dantu – deus ganês associado à plantação do milho;
- Ezinu – deusa suméria dos cereais;
- Fejokoo – deus nigeriano responsável pelo abastecimento de inhames às populações;
- Haulani – deusa havaiana das plantas;
- Kerwan – espírito hopi dos rebentos do milho;
- Nawish – guardião acoma dos campos agrícolas;
- Occator – divindade romana da lavoura;
- Kirnis – espírito lituano guardião das cerejeiras;
- Rongo – deus maori da agricultura de produtos comestíveis;
- Sintana – divindade colombiana que produzia a terra negra fértil para a sementeira;
- Toharu – deus pawnee dos alimentos e da vegetação;
- Urvara – divindade indiana e iraniana das plantas e dos campos;
- Yalode – deusa dahomey adorada pelas mulheres nos rituais das colheitas;
- Zadeni – antigo deus georgiano das colheitas abundantes.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Noto que pararam as noticias relevantes quanto a Ceres, mesmo olhando no site da NASA. Ok, adorei as imagens, crateras, montanhas, etc. Mas e a composição química da mancha branca? E as demais informações dos sensores da Dawn? Já faz um tempinho que a sonda está a orbitar Ceres, não entendo a demora.
Author
Olá Aureo,
Como respondi em cima ao Nuno Mata, a Dawn teve problemas com o sistema de controlo de orientação, o que atrasou o início da terceira órbita de mapeamento de Ceres. Os cientistas da missão vão esperar que a sonda desça até uma órbita mais próxima da superfície para obterem espetros com maior resolução. Só depois se pronunciarão acerca da composição destas e doutras manchas brilhantes na superfície de Ceres. 😉
Bom dia Sérgio. Ainda bem que actualiza as informações de Ceres. Por acaso ainda não se sabe o que poderão ser as manchas luminosas na cratera? Sei que o destaque agora está todo em Plutão, mas estou mesmo curioso com esta questão. 😉 já agora. O que podemos chamar a Ceres? Planeta-anão? Planeta embrionário com a formação interrompida? Obrigado.
Author
Olá Nuno,
A Dawn concluiu a 30 de junho a sua segunda órbita de mapeamento de Ceres, a uma altitude de 4400 km. Infelizmente, uma anomalia no sistema de controlo da orientação colocou todos os seus sistemas em modo de segurança, impedindo-a de iniciar a descida para a sua terceira órbita de mapeamento, a uma altitude de 1450 km.
Neste momento, a sonda encontra-se estável e de boa saúde, mas vai prolongar a sua estadia na mesma órbita até que os engenheiros da missão tenham concluído todas as operações necessárias para identificarem e corrigirem o problema.
Entretanto, não há mais novidades acerca das manchas. O que se sabe até agora é que não são certamente focos de luz, mas sim materiais altamente refletivos expostos em pequenas áreas no interior da cratera.
Quanto á classificação, Ceres é sem dúvida um planeta anão. Do ponto de vista estrutural, é radicalmente diferente da grande maioria dos objetos que povoam a Cintura de Asteroides. Do ponto de vista da sua história, ainda é cedo para os cientistas se pronunciarem. 😉
Ok. Obrigado Sérgio. Resta-nos aguardar. em relação às manchas aponto a gelo de qualquer coisa. 😉
Author
Fala-se em gelo, depósitos de sal… Vamos ter a resposta dentro de alguns meses. 🙂