A New Horizons sobreviveu e realizou o seu encontro com Plutão, voltando a comunicar-se com a Terra e está mandando para nós imagens e dados coletados.
A espaçonave robótica reportou o sucesso na hora prevista, com todos seus sistemas operando e com o volume de dados esperado armazenado em seus sistemas.
A imagem acima é o retrato de maior resolução de Plutão capturado antes da operação principal da missão, o voo rasante do dia 14 de julho de 2015. Trata-se de uma imagem que finalmente revela Plutão em um foco satisfatório.
A primeira vista, Plutão é avermelhado e tem várias crateras.
Na parte inferior da imagem se destaca uma região mais clara surpreendentemente desprovida de características marcantes que lembra um icônico coração. Notamos também um terreno montanhoso que aparece à direita, embaixo.
Esta imagem, todavia, é apenas o começo de uma série maior a ser divulgada. A medida que mais imagens e dados são transmitidos de volta a Terra, ao longo dos próximos dias e semanas, a humanidade vai incrementar seu entendimento de Plutão e suas luas de forma revolucionária.
Fonte
NASA: Pluto Resolved – Crédito da Imagem ©: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
._._.
Últimos comentários