Um cometa passou a brilhar de forma rápida e inesperada
Descoberto no ano passado, o cometa C/2014 Q1 (PanSTARRS) está visível hoje e por alguns dias sem ajuda de instrumentos, logo após o pôr-do-sol em alguns lugares do planeta.
Este cometa passou próximo ao Sol em 6 de julho de 2015 e liberou uma considerável quantidade de gás e poeira.
Hoje ele está na sua aproximação máxima da Terra, o que é a razão de sua recente aparência de grande brilho e da grande extensão de suas caudas.
Na imagem em destaque capturada há dois dias por Yuri Beletsky o Cometa PanSTARRS pode ser visto com uma cauda curta branca evanescendo na direção da direita e uma cauda iônica azul apontando na direção contrária do Sol (que não aparece na imagem, mas está abaixo da Lua) que acabou de se esconder atrás do horizonte.
Uma Lua crescente domina o centro da imagem. Amanhã, 21 de julho de 2015 o Cometa PanSTARRS vai passar a apenas 7 graus do brilhante Júpiter, com ainda mais brilhante planeta Vênus também por perto nos céus.
Devido a sua proximidade do Sol, o cometa e suas duas caudas devem ser observados logo após o pôr-do-sol através de binóculos ou usando câmeras com ajustes para captura de imagem em exposição de longa duração.
Fontes
APOD: Comet PanSTARRS and a Crescent Moon – Crédito da Imagem ©: Yuri Beletsky (Las Campanas Observatory, Carnegie Institution)
Universe Today: Three-tailed Comet Q1 PanSTARRS Lights Up Southern Skies
._._.
Últimos comentários