GALEX revela os anéis de ultravioleta da galáxia de Andrômeda (M31)

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/AndromedaGalex_2048.jpg

Os anéis de Andrômeda capturados pelo GALEX em ultravioleta

A galáxia M31, Andrômeda, reside a ‘apenas’ 2,5 milhões de anos luz da nossa galáxia, ou seja, é a galáxia gigante (como a nossa) mais próxima.

Uma vez que Andrômeda está tão perto e se espalha por 260.000 anos luz, ela consome 11 diferentes campos de visão para ser integralmente capturada pelo telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer (GALEX) para compor esta mosaico magnifico desta galáxia espiral vizinha no espectro do ultravioleta.

Enquanto estamos habituados a ver os seus braços espirais se destacando em imagens telescópicas na luz visível, aqui, nesta visão do GALEX em ultravioleta, os braços espirais se parecem mais com anéis. Esta visão através do ultravioleta é dominada pela energética radiação emanada pelas estrelas massivas, jovens e quentes.

Tendo em vista os locais de intensa formação estelar aqui demonstrados, estes anéis galácticos são interpretados com uma evidência que Andrômeda colidiu com sua vizinha menor, a galáxia elíptica M32, há mais de 200 milhões de anos.

As duas galáxias, Andrômeda e a nossa Via Láctea, consistem nos membros mais massivos e maiores do grupo local de galáxias.

Fonte

APOD: Ultraviolet Rings of M31 – Crédito da imagem: GALEX, JPL-CaltechNASA

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.