Em pinceladas cósmicas de gás hidrogênio incandescente, esta bela pintura celeste se espalha através do plano da nossa galáxia Via Láctea no centro da constelação do hemisfério norte Cygnus (o Cisne).
A imagem em destaque se estende por cerca de seis graus nos céus. A estrela supergigante brilhante Sadr (Gamma Cygni) aparece em evidência na parte superior esquerda do centro da imagem, à frente das nuvens de gás e poeira complexos e populosos campos estelares.
À esquerda de γ Cygni, temos a famosa nebulosa IC 1318, sob a forma de duas asas luminosas divididas por uma longa faixa de poeira escura. Seu nome popular é: ‘Nebulosa da Borboleta’ (Butterfly Nebula).
A nebulosa brilhante azul claro mais compacta na parte inferior direita é a NGC 6888, a ‘Nebulosa Crescente’ (Crescent Nebula), ver abaixo:
Sadr
Algumas estimativas de distância para γ Cygni (Sadr, Sador, Sadir, Sadr al Dedjadjet, Pectus Gallinæ ou 37 Cygni) colocam esta estrela supergigante classe F8 a cerca de 1.800 anos-luz com 15% de margem de erro. Sadr tem a massa calculada de 12 vezes a do Sol e um diâmetro 150 vezes maior. Sadr já esgotou o hidrogênio de seu núcleo e está em fase terminal caminhando para uma explosão como supernova. Por ser tão massiva, Sadr tem consumido sua energia de forma muito mais veloz que o Sol. Assim, Sadr tem ‘apenas’ 12 milhões de anos de idade.
As distâncias estimadas das nebulosas IC 1318 e NGC 6888 estão na faixa dos 2.000 a 5.000 anos-luz.
Fonte
APOD: Central Cygnus Skyscape – Crédito da Imagem ©: Paul C. Swift
._._.
Últimos comentários