Cassini visita Dione pela última vez
O que está ocorrendo nesta estranha justaposição de lua e planeta? No primeiro plano, temos Dione à frente de Saturno, capturada aqui em um dramático panorama pela câmera da espaçonave robótica Cassini, orbitando o planeta gigante.
A brilhante e craterada lua por si só se espalha por 1.120 quilômetros, com a larga multi anelar cratera Evander visível abaixo e à direita na lua.
Uma vez que na foto os anéis de Saturno são vistos de perfil, eles aparecem diretamente visíveis apenas como uma fina linha horizontal que passa atrás da lua Dione.
Os arcos na parte inferior da imagem, entretanto, são as sombras dos anéis de Saturno, mostrando parte das ricas texturas que não podem ser examinadas diretamente. Ao fundo, algumas nuances das nuvens são visíveis em Saturno.
A imagem em destaque foi capturada durante o último sobrevoo planejado da Cassini sobre Dione uma vez que a missão Cassini Huygens chegará ao fim dentro de dois anos. Cassini irá ser dirigida para dentro da atmosfera de Saturno em 15 de setembro de 2017, depois de quase 20 anos desde seu lançamento em 15 de outubro de 1997.
Fontes
APOD: Dione, Rings, Shadows, Saturn – Crédito da imagem: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA
NASA/JPL:
Slate: Farewell, Dione por Phil Plait
._._.
Últimos comentários