Documentário online conta a história da Genética no Brasil através de depoimentos

hgb

Fazer ciência no Brasil sempre foi um assunto complicado, e conhecer mais dessa história sempre foi um desafio em diversos níveis. Felizmente, nos últimos anos, há um crescente interesse pela história da ciência no Brasil e como as coisas chegaram a ser como são hoje. Não preciso nem dizer a importância de entender a história da ciência no país para compreender o contexto atual e também para propor mudanças.

Eis que, como quem não quer nada, uma iniciativa muito bacana foi colocada no Youtube. Histórias da Genética no Brasil é um documentário de 52 minutos que conta, através de depoimentos de diversas personalidades envolvidas, um pouco de como a genética se desenvolveu no Brasil, seus atores, protagonistas, as dificuldades e obstáculos, tudo isso entre histórias curiosas sobre a personalidade (às vezes forte) de diversos cientistas importantes para essa história, como André Dreyfus, Crodowaldo Pavan e Theodosius Dobzhansky – entre outros.

Não chega a ser um documentário “profissional”, por assim dizer, e portanto possui alguns problemas técnicos (especialmente de áudio), mas creio que estes problemas são facilmente superados por quem está mais interessado no que os pesquisadores têm a dizer, que são contribuições valiosíssimas para a história da ciência no Brasil.

O documentário está disponível no youtube completo e dividido em 5 partes. Para facilitar, postarei aqui o doc em partes, mas confira lá no canal do youtube o vídeo inteiro se achar melhor.

2 comentários

    • Felipe Bandoni on 11/09/2015 at 14:32
    • Responder

    Rafael, sou um dos produtores do documentário. Realmente, foi uma iniciativa “caseira”, feita por sete alunos de graduação ou início de pós. Acreditamos que os problemas técnicos são inteiramente compensados pela importância dos depoimentos, já que muitos dos entrevistados fizeram parte dessa história. A importância aumentou porque vários deles já são falecidos. Obrigado por compartilhar!

    1. Felipe, também acredito que os depoimentos são valiosíssimos, ainda mais agora que alguns deles já estão falecidos. Obrigado pelo comentário e parabéns pela iniciativa!

      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.