A Nebulosa da Águia (M16) é um aglomerado estelar jovem com ‘apenas’ 2 milhões de anos de idade, envolvendo nuvens de poeira e gás brilhante.
Essa bela imagem magnificamente detalhada dessa região inclui as esculturas cósmicas que se tornaram famosas na icônica foto tomada pelo Hubble em 1995, capturando um close-up de parte do complexo de formação de estrelas. Descritas como “trombas de elefante” ou “Pilares da Criação”, essas densas colunas poeirentas que crescem próximas ao centro da imagem possuem comprimentos da ordem de anos luz e estão se contraindo gravitacionalmente para formar estrelas.
Radiação energética das estrelas do aglomerado causam a erosão do material perto das pontas, eventualmente provocando a exposição de estrelas recém-formadas.
Estendendo-se desde o cume de emissão brilhante à esquerda do centro temos em destaque outra famosa coluna de poeira de formação estelar conhecida como a Fada da Nebulosa da Águia.
A Nebulosa da Água reside a cerca de 7.000 anos luz de distância da Terra. Trata-se de um alvo fácil tanto para binóculos como para telescópios de pequeno porte em uma região dos céus rica em nebulosas na direção da constelação de Serpens Cauda (a cauda da serpente), confira no mapa acima, dentro do círculo vermelho.
Fonte
APOD: M16 and the Eagle Nebula – crédito da imagem©: Jimmy Walker
._._.
Últimos comentários