O objeto WT1190F (também chamado 9U01FF6, UDA34A3, ou UW8551D) foi descoberto a 18 de Outubro de 2013. Devido ao seu pequeníssimo tamanho (menos de 2 metros), perdeu-se o rasto dele. Foi observado novamente a 29 de Novembro de 2013. E foi re-descoberto a 3 de Outubro de 2015. Pensou-se que eram objetos diferentes, mas eram sempre o mesmo objeto.
Percebeu-se que o objeto completava uma órbita ao redor do nosso planeta a cada 22 dias, com uma trajectória excêntrica.
Todas estas observações são feitas por astrónomos, com telescópios. Não é pelos vigaristas da internet.
Os vigaristas e os sensacionalistas começaram a dizer que o objeto era desconhecido, incluíam imagens aterradoras como esta, afirmavam que seria um OVNI/UFO que se dirigia a uma base extraterrestre no planeta ou até mesmo o Nibiru que iria embater no nosso planeta.
As idiotices foram imensas, como é costume.
Os cientistas sempre disseram que era somente lixo espacial (provavelmente um tanque de combustível de um foguete), que iria cair na Terra na sexta-feira dia 13 de Novembro de 2015, cerca das 6:18 UTC. A queda seria no Oceano Índico, perto do Sri Lanka, e produziria um lindo espectáculo nos céus devido à desintegração do objeto ao atravessar a atmosfera.
Estas previsões foram feitas após várias observações da trajetória do objeto e, claro, após muitos cálculos matemáticos – algo que os vigaristas e sensacionalistas ignoram.
Estes eventos são sempre excelentes oportunidades científicas.
Estas quedas de lixo espacial são normais, já que existe muito lixo humano ao redor da Terra.
Todo o lixo espacial acabará, mais cedo ou mais tarde, por cair na Terra. Grande parte dele desfaz-se ao reentrar na atmosfera terrestre.
E afinal, o que aconteceu? Como sempre, aconteceu o que os cientistas previram.
O objeto foi visto a reentrar na atmosfera terrestre às 6:18:34 UTC do dia 13 de Novembro de 2015, sobre o Oceano Índico, perto do Sri Lanka.
Últimos comentários