Afinal, qual é a galáxia ativa mais próxima do planeta Terra?
Certamente a resposta está na rádio galáxia Centaurus A, que reside na constelação do Centauro a uns meros 11 milhões de anos luz.
A galáxia elíptica peculiar Centaurus A tem um diâmetro acima dos 60.000 anos luz. Seu nome no catálogo de nebulosas e aglomerados estelares é NGC 5128.
Forjada pela colisão de duas galáxias convencionais, Centaurus A abriga uma fantástica coleção de aglomerados estelares azuis, uma pletora de regiões rosas de formação estelar e faixas enegrecidas de poeira cósmica que se impõem nesta imagem com notável qualidade de detalhes.
De fato, este retrato galáctico colorido consiste em uma composição construída a partir de dados do observatório espacial Hubble conjuntamente com os dados fornecidos pelos telescópios terrestres do complexo do ESO (Observatório Meridional Europeu), no Chile.
Próximo ao centro da NGC 5128, os escombros cósmicos são avidamente consumidos pelo buraco negro central supermassivo descomunal com bilhões de vezes a massa do nosso Sol.
Assim como em outras galáxias ativas, o processo de acreção pelo buraco negro supermassivo gera ondas de rádio, raios-X e radiação gama, emanados a partir de Centaurus A.
Fonte
APOD: Centaurus A – processamento©: Robert Gendler & Roberto Colombari – dados da imagem: Hubble Space Telescope & European Southern Observatory
._._.
Últimos comentários