O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko visto pela sonda Rosetta, a 22 de novembro de 2015.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam.
A imagem de cima mostra grande parte do hemisfério sul do núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, incluindo três regiões que até há poucos meses permaneciam completamente escondidas na sombra. No lobo mais pequeno é possível identificar a região relativamente plana de Wosret, enquanto que no pescoço e no lobo maior se destacam os terrenos acidentados de Sobek e Anhur.
O cometa 67P tem um eixo de rotação com uma inclinação de cerca de 52º, o que em conjunto com a sua forma complexa e a sua órbita extremamente elíptica cria uma distribuição muito desigual das estações nos dois hemisférios. No passado mês de maio, o hemisfério sul emergiu de um longo inverno de 5,6 anos, iniciando um curto mas intenso verão de aproximadamente 10 meses.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O asteroide 163696 2003 EB50 vai bater na terra? O diametro dele é de 2km! E vai passar a 48.8 LD
Author
Olá Guilherme,
O asteroide 2003 EB50 não irá colidir com a Terra. Passou hoje pelas 10:31 (hora de Lisboa) a cerca de 0,125 UA de distância do nosso planeta (o equivalente a 1,88 milhões de quilómetros).
Então, quando um asteroide passa por mais de uma Distância Lunar, LD, é considerado seguro?
Até pode passar mais perto que a Lua, que é seguro 😉
Se não passar abaixo dos satélites geoestacionários… não tem perigo 😉
abraços
Guilherme, a sua pergunta já lhe dá a resposta 😉
Na pergunta que fez, referiu a distância de cerca de 49 distâncias lunares… isso é 49 vezes mais que a distância da Lua à Terra.
E a Lua não bate na Terra. Algo a 49 vezes mais que essa distância, acha que bate? 😉
abraços