Floresta no Ártico?

Foi descoberta uma floresta tropical fossilizada no Árctico.

“Numa ilha do arquipélago de Svalbard, no oceano Árctico, encontraram-se fósseis de uma floresta com 380 milhões anos. Terão sido das primeiras árvores na Terra.
(…)
Foram encontrados vestígios fósseis de uma floresta tropical com 380 milhões de anos no arquipélago norueguês de Svalbard.
(…)
Os investigadores descobriram cepos fossilizados de árvore que estavam preservados ainda dentro da terra. “Estas florestas fósseis mostram-nos como era a vegetação e a paisagem no equador há 380 milhões de anos, quando as primeiras árvores apareceram na Terra”, diz um dos autores, Christopher Berry, da Universidade de Cardiff, em comunicado da instituição. As ilhas de Svalbard, hoje no oceano Árctico, estavam há centenas de milhões de anos localizadas perto do equador e, pelo movimento das placas tectónicas, deslocaram-se para norte.

A floresta era extremamente densa – com um espaçamento de 20 centímetros entre árvores – e com árvores que chegariam a quatro metros de altura. (…)”

Leiam todo o artigo no jornal Público, aqui.

Ilustração da floresta de Svalbard. Crédito: DR

Ilustração da floresta de Svalbard. Crédito: DR

1 comentário

    • José Carlos do Canto on 05/01/2016 at 14:21
    • Responder

    Instigante e intrigante. È tentador imaginar entrar na linha do tempo. Será que os grandes grupos do setor produtivo que não levam em consideração o meio ambiente e tudo o que nele existe se sensibilizariam com a presente matéria?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.