Fãs e apreciadores do planeta Terra provavelmente reconhecerão com facilidade sua montanha mais alta, o Monte Everest no Himalaia, que aparece à esquerda no painel triplo do TWAN (The World at Night).
Envolvido em nuvens vislumbramos o pico do Everest situado a 8.848 metros (29.029 pés) de elevação acima no nível do mar.
No painel central, podemos apreciar a trilha deixada por centenas de estrelas sobre o vulcão havaiano de Mauna Kea. Habitado por poderosos observatórios astronômicos, o topo de Mauna Kea atinge meramente 4.168 metros acima do nível do mar, no entanto, se formos medir desde a sua base, submersa no oceano Pacífico, podemos deduzir que se trata da maior montanha na face da Terra, com mais de 10.000 metros, desde a base até o cume.
O local mais perto do céu? [1]
À direita, sobre o arco da nossa galáxia Via Láctea temos um panorama celeste sobre a montanha andina de Chimborazo no Equador. Trata-se da mais alta montanha no equador terrestre. Dessa forma, o topo do vulcão Chimborazo se eleva até 6.268 metros acima do nível do mar. Entretanto, a veloz rotação do planeta Terra deforma fisicamente seu formato esférico, gerando um esferoide oblato. [1]
De fato, o diâmetro equatorial é relativamente maior que o diâmetro medido entre os polos Norte e Sul. Sentado próximo do topo do cinturão equatorial, o cume do Chimborazo consiste no ponto mais afastado na superfície da Terra, ganhando mais de 2.000 metros de distância em relação ao centro planetário que o Monte Everest. Esse fenômeno torna o ápice do vulcão Chimborazo no ponto da superfície da Terra que mais se aproxima das estrelas.
Nota
[1] Dimensões da Terra:
- raio médio = 6.371,0 km
- raio equatorial = 6.378,1 km
- raio polar = 6.356,8 km
Fonte
APOD: Highest, Tallest, and Closest to the Stars – créditos das imagens©: Jeff Dai, O Chul Kwon, Stéphane Guisard (Los Cielos de America), TWAN
._._.
Últimos comentários