A magnífica paisagem de Antoniadi

cratera_Antoniadi_Lua_NAC_LROC_020214O chão e a orla leste da cratera Antoniadi numa imagem obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, a  02 de fevereiro de 2014.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Antoniadi é uma cratera lunar com cerca de 144 km de diâmetro, localizada no interior da gigantesca bacia de impacto de Polo Sul-Aitken, no hemisfério lunar mais distante da Terra. Formada entre duas antigas crateras (Numerov e Minneart), esta estrutura é particularmente interessante por diversas razões. Em primeiro lugar, o seu interior exibe um pequeno pico central rodeado por um anel de picos, o que a coloca, do ponto de vista morfológico, numa posição de transição entre as crateras complexas e as bacias com múltiplos anéis de picos centrais. Em segundo lugar, o chão de Antoniadi contém materiais de origem vulcânica, provavelmente escavados das camadas mais profundas da crusta lunar. Por último, o manto de ejecta em seu redor encontra-se crivado de numerosas crateras secundárias, possivelmente criadas por impactos subsequentes ao de Antoniadi.

A imagem de cima foi captada recentemente pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e mostra parte do anel de picos de Antoniadi, enquadrado com a vertente leste da cratera, uma impressionante muralha com 4 mil metros de altura. Junto ao anel de picos podemos ver uma outra cratera, com aproximadamente 12 km de diâmetro. Esta estrutura é relativamente recente e contém no seu interior o local mais profundo da Lua, um ponto situado mais de 9 km abaixo do raio médio lunar.

Podem apreciar esta imagem na sua máxima resolução aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.