Há cerca de 3,5 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos, um enorme vulcão (equivalente a metade do tamanho da França) expeliu tanta lava para a superfície do planeta que deslocou a camada exterior do planeta (crosta e parte do manto), alterando a sua superfície.
A enorme região de Tharsis foi criada por este fluxo de lava.
Esta enorme atividade vulcânica durou cerca de 200 milhões de anos.
Esta drástica mudança levou também a uma mudança dos polos marcianos, inclinando Marte em cerca de 20 a 25 graus.
Se isto acontecesse na Terra, Paris estaria no círculo polar, e uvas poderiam ser cultivadas no Sudão, como afirmou Sylvain Bouley, geomorfologista da Universidade Paris-Sul.
Esta hipótese foi baseada em observações do planeta, modelos de mudanças na superfície e simulações de computador.
Bouley disse: “Os cientistas não conseguiam perceber a localização dos rios, que parecia arbitrária. Mas se tivermos em conta a rotação da superfície, todos se alinham na mesma banda tropical”.
Da mesma forma, os enormes reservatórios subterrâneos de gelo de água estariam mais perto dos polos, nesse passado distante.
Bouley continuou: “Mas ainda existem muitas perguntas sem resposta. Será que a mudança na inclinação levou ao enfraquecimento dos campos magnéticos? Será que contribuiu para o desaparecimento da atmosfera marciana? Será que fez com que os rios deixassem de fluir? A resposta para já é: não sabemos”.
Últimos comentários