Apresentando uma surpreendentemente brilhante coma verde o Cometa 252P/Linear posa aqui ao lado da Grande Nuvem de Magalhães nessa paisagem celeste no hemisfério sul.
O mosaico feito a partir do empilhamento de ‘tele fotos’ foi capturado em 16 de março de 2016 por Justin Tilbrook (Astronomical Society of South Australia) a partir de Penwortham, sul da Austrália.
Reconhecido como um cometa periódico da família Júpiter, o 252P/Linear irá chegar na sua aproximação máxima do planeta Terra hoje, 21 de março de 2016 a uns meros 5,3 milhões de quilômetros de distância, ou seja, a ‘apenas’ 14 vezes a distância da Terra à Lua.
252P/Linear é um cometa de pequeno porte com cerca de 230 metros de diâmetro.
De facto, 252P/Linear é um dos dois cometas que farão notáveis aproximações à Terra hoje e amanhã. O tênue Cometa Pan-STARRS (P/2016 BA14), com metade do tamanho do 252P, chegará a somente 3,5 milhões de quilômetros (9 vezes a distância da Lua a Terra) amanhã, 22 de março de 2106.
Ambos os cometas têm órbitas extremamente similares, o que sugere que podem ser partes originadas de um mesmo cometa. Viajando rapidamente através dos céus devido à sua grande proximidade à Terra, logo os dois objetos irão navegar pelos céus do hemisfério norte.
Para saber sobre o que está acontecendo leia no AstroPT: Encontro da Terra com dois cometas
Fonte
APOD: Close Comet and Large Magellanic Cloud – Crédito da imagem©: Justin Tilbrook (Astronomical Society of South Australia)
._._.
Últimos comentários