Cometa 252P/LINEAR observado pelos fotógrafos da Expedição Fulldome do ESO.
O Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek encontra-se atualmente no Chile, no âmbito da Expedição Fulldome do ESO, recolhendo imagens fotográficas para serem utilizadas nos espetáculos de planetário de 360º. O material será usado no Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, que está atualmente a ser construído junto à Sede do ESO em Garching, na Alemanha. Umas das primeiras imagens capturadas por Petr foi esta bela fotografia do céu por cima do Observatório do Paranal do ESO, lar do Very Large Telescope, onde, graças à magia da fotografia, o próprio Petr aparece também na imagem, olhando com espanto para o céu que o cobre.
A Via Láctea arqueia por cima da cúpula iluminada do hotel dos astrónomos — La Residencia — a qual foi especialmente concebida para não produzir nenhuma poluição luminosa que possa interferir com a operação dos telescópios. Outros esplendores do céu austral incluem as Nuvens de Magalhães, que se vêem claramente mesmo por cima da cúpula da Residencia.
À esquerda da imagem vemos dois objetos brilhantes de cor laranja. O mais à esquerda do par é o planeta Marte, que se aproxima atualmente da Terra, e logo à sua direita temos Antares, a distante estrela gigante vermelha cujo nome significa, apropriadamente, “rival de Marte”. Logo por baixo destes objetos e de tonalidade esbranquiçada temos o planeta Saturno.
Podemos ver também na imagem, à esquerda por cima do horizonte, um objeto verdadeiramente raro que aparece sob a forma de uma difusa mancha verde e que se trata do cometa 252P/LINEAR. Descoberto em abril de 2000, este objeto passa próximo da Terra e de Júpiter no seu percurso através dos céus, sendo regularmente perturbado pela gravidade de Júpiter. Em março deste ano, o cometa passou particularmente perto da Terra, apresentando-se atualmente ainda bastante proeminente no céu, com o gás em sua volta brilhando num verde misterioso.
Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.
1 comentário
Fantástico!