Fantásticas formas espreitam por entre as nuvens de gás luminoso na região gigante de formação estelar NGC 6188. A nebulosa de emissão se encontra a cerca de 4.000 anos-luz, próxima da borda de uma grande nuvem molecular invisível no espectro ótico na constelação meridional de Ara (O Altar).
Maciças e jovens estrelas pertencentes à associação OB1 embutida em Ara se formaram na região ‘apenas’ alguns milhões de anos atrás, esculpindo os formatos escuros e energizando o brilho da nebulosa com violentos ventos estelares e intensa radiação ultravioleta.
Contudo, o recente surto de formação estelar foi provavelmente disparado pelos ventos e por explosões de supernovas, originados pelas prévias gerações de estrelas supermassivas, que explodiram e comprimiram o gás molecular.
Juntando-se a NGC 6188 nessa pintura cósmica, visível na direção abaixo, à direita, surge a rara nebulosa de emissão NGC 6164, também criada por uma região de supermassivas estrelas tipo O. Embora seja similar na aparência com diversas nebulosas planetárias, a notável simetria gasosa de NGC 6164 e um tênue halo envolvem sua brilhante estrela central na parte inferior da imagem.
Para saber mais sobre a NGC 6164, leia abaixo:
Essa impressionante visão em campo largo se espalha por 3 graus (equivalente a 6 Luas Cheias), mapeando cerca de 200 anos luz na distância estimada da NGC 6188. A composição em destaque agrega três conjuntos de imagens.
Fonte
APOD: NGC 6188 and NGC 6164 – crédito da imagem©: Martin Pugh & Rick Stevenson
._._.
Últimos comentários