Uma equipa de astrónomos anunciou a descoberta de uma lua em torno de Makemake, um dos 5 planetas anões reconhecidos pela União Astronómica Internacional. Makemake é o segundo corpo mais brilhante na Cintura de Edgeworth-Kuiper e um dos maiores, com 1400 quilómetros de diâmetro. A descoberta foi feita em imagens obtidas com a câmara WFC3 do Telescópio Espacial Hubble durante o mês de Abril de 2015.
A lua, provisoriamente designada por MK 2, é mais de 1300 vezes menos luminosa do que Makemake. Esta diferença de brilho e a sua proximidade ao planeta anão tornou a detecção particularmente difícil, mesmo para o Hubble. As imagens foram obtidas com a mesma técnica que já tinha levado à descoberta das luas menores de Plutão em 2005, 2011 e 2012.
Estimativas iniciais sugerem que a lua dista de Makemake cerca de 21 mil quilómetros e tem um diâmetro de 160 quilómetros. O estudo da órbita de MK2 em torno de Makemake permitirá aos astrónomos calcular a massa total do sistema. Combinada com o tamanho conhecido do planeta anão, essa informação permitirá o cálculo da sua densidade média e ter assim uma ideia mais clara da sua composição e estrutura interna.
(Fonte: Hubble/NASA/ESA)
Últimos comentários