Uma vista galáctica da plataforma de observação

Crédito: John Colosimo / ESO

Crédito: John Colosimo / ESO

Esta bela fotografia panorâmica mostra a Via Láctea em arco por cima da plataforma do Very Large Telescope do ESO (VLT) no Cerro Paranal, Chile. A 2635 metros acima do nível do mar, o Observatório do Paranal é um dos melhores locais de observação astronómica do mundo e é a infraestrutura emblemática da astronomia terrestre europeia. A extensão da estrutura poeirenta e nebulosa da nossa galáxia pode ser observada com imenso detalhe como uma banda brilhante difusa que passa por cima da plataforma de observação.

A partir da Terra vemos a Via Láctea como uma banda ao longo do céu porque, a partir do nosso ponto de observação num dos braços em espiral, estamos a ver a estrutura em forma de disco de perfil, olhando para o centro da galáxia. A nossa galáxia encontra-se rodeada por várias galáxias satélite mais pequenas. Vemos de forma proeminente na imagem a Pequena e a Grande Nuvens de Magalhães — galáxias anãs membros do nosso Grupo Local de Galáxias.

O VLT é constituído por quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros, os quais podem ser usados em conjunto para formar o Very Large Telescope Interferometer do ESO (VLTI).

John Colosimo submeteu esta fotografia no grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias seleccionadas para fazerem parte da nossa popular série Fotografia da Semana ou da nossa galeria.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.