Esta bela fotografia panorâmica mostra a Via Láctea em arco por cima da plataforma do Very Large Telescope do ESO (VLT) no Cerro Paranal, Chile. A 2635 metros acima do nível do mar, o Observatório do Paranal é um dos melhores locais de observação astronómica do mundo e é a infraestrutura emblemática da astronomia terrestre europeia. A extensão da estrutura poeirenta e nebulosa da nossa galáxia pode ser observada com imenso detalhe como uma banda brilhante difusa que passa por cima da plataforma de observação.
A partir da Terra vemos a Via Láctea como uma banda ao longo do céu porque, a partir do nosso ponto de observação num dos braços em espiral, estamos a ver a estrutura em forma de disco de perfil, olhando para o centro da galáxia. A nossa galáxia encontra-se rodeada por várias galáxias satélite mais pequenas. Vemos de forma proeminente na imagem a Pequena e a Grande Nuvens de Magalhães — galáxias anãs membros do nosso Grupo Local de Galáxias.
O VLT é constituído por quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros, os quais podem ser usados em conjunto para formar o Very Large Telescope Interferometer do ESO (VLTI).
John Colosimo submeteu esta fotografia no grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias seleccionadas para fazerem parte da nossa popular série Fotografia da Semana ou da nossa galeria.
Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.
Últimos comentários