Essas nuvens cósmicas residem a 1.300 anos luz nos férteis campos estelares da constelação de Cepheus.
Apelidada de Nebulosa da Íris, a NGC 7023 não é a única nebulosa a evocar imagens de flores.
Mesmo assim, essa telescópica imagem de campo profundo demonstra a gama de cores e simetrias da nebulosa da Íris, embutida nos circunvizinhos campos de poeira interestelar.
Dentro da Íris, material poeirento envolve uma estrela quente e jovem. A cor dominante dessa brilhante nebulosa de reflexão é o azul, característica dos grãos de poeira refletindo a luz estelar.
Filamentos centrais da nebulosa de reflexão brilham numa avermelhada fotoluminescência uma vez que parte dos grãos de poeira convertem a invisível radiação ultravioleta em visível luz vermelha.
Observações no infravermelho indicam que essa nuvem cósmica contém complexas moléculas de carbono conhecidas como PAHs (Polycyclic Aromatic Hydrocarbons). [1]
As belas pétalas azuis da NGC 7023 se espalham por cerca de seis anos luz. Essa colorida paisagem cósmica ocupa um tamanho equivalente a cerca de cinco Luas Cheias no céu.
Nota
[1] Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) constituem uma família de compostos caracterizada por possuírem 2 ou mais anéis aromáticos condensados. Estas substâncias, bem como os seus derivados nitrados e oxigenados, têm ampla distribuição e são encontrados como constituintes de misturas complexas em todos os compartimentos ambientais.
Fonte
APOD: NGC 7023: The Iris Nebula – crédito da imagem©: Federico Pelliccia
._._.
Últimos comentários