Chandra Observa Expansão do Remanescente da Supernova de 1572

Uma equipa de astrónomos utilizou imagens do remanescente da Supernova de 1572, obtidas entre 2000 e 2015 com o telescópio de raios X Chandra, para fazer um filme que mostra claramente a sua expansão. A supernova foi observada, entre muitos outros, pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe que a estudou em detalhe e nos deixou um registo valioso do evento.

O remanescente da supernova de 1572 em raios X. As cores representam raios X com diferentes energias. Crédito: NASA/CXC/Rutgers/J.Warren & J.Hughes et al.

O remanescente da supernova de 1572 em raios X. As cores representam raios X com diferentes energias.
Crédito: NASA/CXC/Rutgers/J.Warren & J.Hughes et al.

Em 2008, uma outra equipa de astrónomos conseguiu detectar o eco de luz da supernova, reflectido por nuvens de poeira interestelar. A análise da luz do eco permitiu determinar que se tratou de uma supernova de tipo Ia resultante da explosão termonuclear de uma anã branca.

A expansão de Cassiopeia B ao longo de 15 anos. Crédito: NASA/CXC/GSFC/B.Williams et al. e Digitized Sky Survey.

A expansão de Cassiopeia B ao longo de 15 anos.
Crédito: NASA/CXC/GSFC/B.Williams et al. e Digitized Sky Survey.

O vídeo disponibilizado mostra que, 450 anos após a explosão, a expansão continua à velocidade estonteante de 19 milhões de quilómetros por hora, cerca de 2% da velocidade da luz! Cassiopeia B, como é designado o remanescente, situa-se a 10 mil anos-luz, perto da estrela κ (kappa) da Cassiopeia.

(Fonte: NASA/Chandra, Referência: saber mais sobre a Supernova de 1572)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.