Espiando no jovem universo, essa pitoresca observação feita pelo Telescópio Espacial Hubble revela milhares de galáxias coloridas nadando na escuridão do espaço. Algumas estrelas da nossa própria galáxia, a Via Láctea, podem ser vistas no primeiro plano da imagem.
Em Outubro de 2013, a Wide Field Camera 3 (WFC3) e a Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble, começaram a observar essa porção do céu como parte do programa Frontier Fields.
Essa espetacular paisagem cósmica foi capturada durante o estudo do aglomerado de galáxias Abel 2744, também conhecido como Caixa de Pandora. Enquanto que as câmeras do Hubble estavam concentradas no Abel 2744, a outra câmera observava essa porção adjacente do céu perto do aglomerado, no que os astrônomos chamam de campo paralelo.
Contendo incontáveis galáxias de várias idades, formas e tamanhos, essa observação de campo paralelo é tão profunda quanto o super conhecido Hubble Ultra Deep Field. Além de mostrar a beleza estonteante do universo profundo com uma riqueza de detalhes incríveis, essa imagem, quando comparada com outras imagens de campos profundos, ajudará os astrônomos a entenderem como o universo se parece quando observado em diferentes direções.
Fonte: Space Telescope
Últimos comentários