No planeta Terra, todo mundo sabe que os furacões podem ter centenas de quilômetros de diâmetro e que levam muita destruição por onde passam; lembrem do Katrina.
Mas, e nos outros planetas do Sistema Solar, será que temos tempestades? E se temos, qual seria a maior tempestade já registada no Sistema Solar?
Todos os planetas gigantes gasosos, apresentam esse tipo de fenômeno, e pode ter certeza que as tempestades superam, em muito, aquelas que ocorrem na Terra.
Duas famosas tempestades são:
– a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, que já dura há mais de 350 anos, e engloba duas Terras com ventos a 267 km/h.
– e a tempestade polar de Saturno, com ventos de mais de 500 km/h, que engloba também duas Terras e que fica dentro do hexágono polar de Saturno com mais de 2000 km de diâmetro.
Mas foi de Dezembro de 2010 até Agosto de 2011 que aconteceu a maior tempestade já registada no Sistema Solar.
Essa tempestade conseguiu circular todo o planeta Saturno, e com as observações sistemáticas realizadas, pôde-se calcular que ela se movia a 60 km/h.
Os estudos feitos na época, indicaram que essa era uma tempestade sazonal, e que ela aparece em Saturno a cada 20 a 30 anos, sendo registada desde 1876.
E o tamanho dela, qual é? Dentro dessa gigantesca tempestade, cabem entre 10 a 12 planetas Terra alinhados.
Agora, vamos esperar a década de 2030 e ver se a nova tempestade de Saturno quebra o recorde da tempestade de 2010/2011.
Fonte: Forbes
Últimos comentários