As misteriosas manchas de Occator
O interior da cratera Occator, na superfície de Ceres. Imagem obtida pela sonda Dawn, a 26 de março de 2016 (resolução aproximada: 35 metros/píxel).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.
Podemos ver nesta imagem as icónicas manchas brilhantes da cratera Occator. Os cientistas pensam que estes materiais são provavelmente depósitos salinos abandonados pela sublimação de fluídos com elevadas concentrações de sais provenientes do interior de Ceres.
No centro da cratera eleva-se um domo com uma série de lineamentos em seu redor. A área que inclui esta estrutura é a mais brilhante de toda a superfície do planeta anão.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
Últimos comentários