A Via Láctea arqueia sobre La Silla

Crédito: P. Horálek / ESO

Crédito: P. Horálek / ESO

Esta bela fotografia panorâmica, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, mostra a Via Láctea em arco sobre o Observatório de La Silla, no Chile.

La Silla situa-se na periferia sul do deserto de Atacama, local a partir do qual os vários telescópios do observatório observam o céu noturno — um dos mais escuros à face da Terra — 2400 metros acima do nível do mar, tirando o máximo partido das condições atmosféricas incomparáveis do local, para nos revelarem o cosmos com detalhe extraordinário.

Esta imagem assim o demonstra. A estrutura nebulosa e poeirenta da nossa Galáxia aparece como uma grinalda resplandescente por cima da cúpula aberta do telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que parece “querer comer” a mancha brilhante que é a Grande Nuvem de Magalhães. Várias nuvens e nebulosas, incluindo a bem conhecida Nebulosa de Gum, vêem-se contra o céu escuro na parte superior central da imagem, brilhando numa paleta de tons rosados.

A câmara de Horálek revela igualmente várias cores da luminescência atmosférica, visível ao longo do céu e perto do horizonte. Um dos episódios do ESOcast, foi dedicado a este peculiar fenómeno celeste.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.