Os observadores dos céus em volta do planeta Terra apreciaram essa conjunção entre a Lua e Júpiter nos céus da madrugada de 15 de julho de 2012.
Enquanto muitos viram o brilhante Júpiter ao lado da delgada Lua minguante, os europeus também tiveram a oportunidade de assistir ao planeta gigante gasoso “ir para trás” do disco lunar, ocultado pela Lua, à medida que deslizava nos céus durante a noite.
Nesse panorama celeste, nuvens ameaçaram a visão telescópica registada em Montecassiano, Itália. Mesmo assim, o astrofotógrafo Cristian Fattinnanzi conseguiu capturar Júpiter após a ocultação, juntamente com suas quatro grandes luas Galileanas.
A Lua minguante iluminada pelo Sol está superexposta com o lado noturno lunar fracamente iluminado pelo brilho da própria Terra.
Alinhados da esquerda para a direita além do limbo lunar escuro estão Calisto, Ganimedes, Júpiter, Io e Europa. Na verdade, três dessas quatro luas (Calisto, Ganimedes e Io) são maiores do que a Lua da Terra, enquanto Europa é apenas um pouco menor.
Na semana passada, a 4 de julho de 2016, a sonda Juno da NASA tornou-se a segunda espaçonave a orbitar Júpiter.
Fonte
APOD: Moon Meets Jupiter – crédito da imagem©: Cristian Fattinnanzi
._._.
Últimos comentários