Halo da Via Láctea tem rotação estonteante

Crédito: NASA/CXC/M.Weiss/Ohio State/A Gupta et al

Crédito: NASA/CXC/M.Weiss/Ohio State/A Gupta et al

Uma equipa de astrónomos descobriu que o gás quente (plasma ionizado) do halo da Via Láctea roda na mesma direção e com velocidades comparáveis às do disco da Galáxia, que contém as estrelas, planetas, gases e poeira cósmica.

Sabia-se que o disco da Via Láctea rodava. No entanto, anteriormente assumiu-se que o gás quente do halo permanecia estacionário. Sabe-se agora que isso não é verdade. O gigantesco halo também roda, mas um pouco mais devagar do que o disco da galáxia (Halo = 640.000 km/h. Disco = 865.000 km/h).

Este conhecimento poderá levar a um melhor entendimento sobre a formação da Via Láctea, sobre o destino da nossa Galáxia, e quiçá até sobre a misteriosa matéria escura.

Fonte: NASA, Artigo Científico

3 comentários

    • Jose Serrano Agustoni on 03/08/2016 at 12:28
    • Responder

    É preciso cuidado com essa afirmação: “o halo gira na mesma direção que o disco galático”, pois esse halo não é um corpo coeso, não é uma gigantesca esfera de gás girando como um corpo “sólido” na mesma direção. Na verdade a resultante das “infinitas moléculas” é que tem esse movimento, mas cada porção gira ao redor do centro de massa da galáxia (seu núcleo) numa “órbita independente”. Assim, uma porção dessa nuvem que esteja no plano galático vai se mover em paralelo com o disco galático, mas uma porção que esteja sobre um polo do disco galático terá “órbita polar”, num plano ortogonal ao disco galático. E assim por diante, cada pequeno pedaço desse halo terá sua própria órbita ao redor do núcleo, todas elas se entrecruzando. É algo parecido com o que se vê nas imagens simulada de todos os satélites artificiais na órbita baixa da Terra, um “caos”.

    1. Oi Zeca,

      A frase consta do artigo da NASA: “the hot gas in the halo of the Milky Way galaxy is spinning in the same direction and at comparable speed as the galaxy’s disk”.
      Mas sim, tem toda a razão: é uma simplificação. A resultante disso é que tem esse movimento. Mas o Halo não é um corpo sólido para fazer isso como um todo.

      Obrigado pelo comentário com a explicação!

    • Samuel Junior on 01/08/2016 at 15:54
    • Responder

    Pelo andar da carruagem, acho que a explicação sobre a gravidade das galáxias e sua estabilidade está neste caminho aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.