AstroValdeira

AstrovaldeiraFlyer6

“Na noite de dia 12 de Agosto, pelas 22h, a Quinta da Valdeira (Santa Comba, Paredes) abre as suas portas a toda a gente que queira participar na observação da chuva de estrelas Perseidas.
(…)
Esta chuva de estrelas tem origem nas poeiras deixadas pelo cometa 109P/Swift-Tuttle que neste momento se encontra a uma distância superior à de Plutão. Este cometa tem um período orbital de 134 anos e a última vez que passou por nós foi em 1992. A chuva de estrelas é originada quando a Terra, no decurso da sua órbita, intercepta as poeiras largadas pelo cometa. Estas ao entrar na atmosfera Terrestre, devido ao atrito, aquecem e incendeiam-se originando os rastos de luz que identificamos nos céus. Devido à grande interacção gravítica de Júpiter no nosso Sistema Solar, estima-se que este ano, a órbita destes detritos tenha sido ligeiramente desviada para mais próximo da Terra o que poderá proporcionar uma chuva de estrelas de maior intensidade. Estima-se que para este ano, possa ser observável uma média de 150 a 160 meteoros por hora.”

Leiam aqui.

2 comentários

  1. Devido à vaga de incêndios, infelizmente esta atividade foi cancelada 🙁

    https://www.facebook.com/maiscienciapt/photos/a.579468538783331.1073741826.226457950751060/1171034489626730/

    • Manel Rosa Martins on 12/08/2016 at 15:13
    • Responder

    Parabéns pela iniciativa, que infelizmente me informaram ter sido cancelada pelos incêndios que grassam por muitas regiões do País. 🙁

    Espero que todos se encontrem bem e sem prejuízos, e é de salientar a acção heróica dos Bombeiros e das Bombeiras de todas as corporações de Portugal.

    Há uma imprecisão que gostaria de explicar, que advém da Física da explosão dos meteoros até 10 cm e com velocidades até 40 Km/s, que é bem dentro dos limites médios das Perseidas.

    O que causa a ignição e a desintegração das poeiras que atravessam a atmosfera da Terra – nestes limites – é a pressão ,sendo o contributo do atrito, nestes casos, igual a zero.

    O mecanismo é a condutividade a temperaturas relativamente elevadas.

    Mas não passa dum detalhe que comento só para esclarecimento dos nossos leitores.

    Desejo a todos que possam o mais breve possível retomar esta iniciativa que tem todo o mérito e que só posso classificar de Excelente.

    Obrigado a todas as pessoas da organização da Quinta da Valdeira.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.