Perseidas 2016

Perseidas-en-Arnedo-La-Rioja-940x625

Todo ano, nessa mesma época começa todo o frenesim pela chuva de meteoros dos Perseidas. Essa chuva de meteoros é causada pelos detritos do cometa 109P/Swift-Tutle deixados na órbita da Terra. Quando o nosso planeta cruza essa região, temos a chuva de meteoros.

A chuva fica ativa de 17 de Julho até 26 de Agosto, e o pico acontece na madrugada entre os dias 11 e 12 de Agosto, ou seja, na madrugada de sexta-feira, pouco antes do Sol nascer.

Embora seja muito comentada, principalmente pela imprensa especializada dos EUA, para nós aqui no Brasil, a chuva dos Perseidas não é muito favorável. Em primeiro lugar, o radiante da chuva, na constelação de Perseus, fica muito baixo no horizonte, atingindo uma altura melhor já perto do nascer do Sol. Esse ano, ainda temos a Lua para atrapalhar a visualização dos meteoros, e o horário do pico é às 10 da manhã, hora de Brasília, ou seja, tudo conspira para que ela não seja uma chuva muito prolífica.

Os prognósticos são de 150 a 200 meteoros por hora, mas em condições excelentes, com o radiante no zênite e em locais que estarão na madrugada perto da hora de pico. Esse ano, será na região do Oceano Pacífico, Japão, China, Austrália.

Mesmo assim, se você quiser observar a chuva, escolha um lugar seguro e escuro, longe da poluição luminosa das cidades, pegue uma cadeira confortável, de preferências aquelas que reclinam, e fique olhando para o horizonte norte.

Boa sorte a todos que irão observar a chuva de meteoros e fico no aguardo do relato de vocês.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.