Esta noite, dia 16-08-2016, a ISS (Estação Espacial Internacional) vai passar praticamente no zénite, para observadores no Algarve.
Por exemplo em Albufeira, a ISS surge no horizonte Noroeste às 21h 00m 51s, atinge a altitude máxima precisamente no zénite às 21h 06m 11s e desaparece na sombra da Terra a Sudeste, a 13º de altitude às 21h 09′ 04″.
Àquela hora e com magnitude de -3,4 será, de longe, o objecto mais brilhante no céu a seguir à Lua.
Como se isto não fosse suficientemente interessante, para observadores situados ao longo de uma linha recta traçada entre Odeceixe e Albufeira, a Estação Espacial irá também passar em frente da Lua (chama-se a isto um trânsito). O fenómeno terá uma duração de cerca de 3 segundos e pode ser observado a olho nu, com binóculos ou com telescópio.
Para quem planear observar por um telescópio, o planeamento é muito simples: Basta deixar o telescópio apontado à Lua e, quando a ISS se aproximar, olhar pela ocular.
Mais interessante é fazer um registo em vídeo, que mais tarde poderá ser tratado, fazendo-se uma composição com cada uma das frames.
Para o planeamento de uma observação num determinado local, o site Heavens Above dá uma enorme ajuda.
É interessante pensar que naquela nave espacial, em órbita da Terra a 401 km acima da superfície terrestre se encontra uma tripulação de seis astronautas de três países: 2 americanos, 3 russos e um japonês. A tripulação actual, comandada pelo veterano Jeff Williams (58 anos) costuma tirar umas fotos e dar uma olhadela cá para baixo. Olhem para cima, talvez fiquem na foto…
A ISS só passa sobre a Lua numa faixa de poucos quilómetros para ambos os lados da linha que une Odeceixe a Albufeira. Devido ao efeito de paralaxe, os observadores a norte dessa linha irão ver a ISS a passar a sul da Lua e os situados a sul dessa linha irão ver a ISS a passar a norte da Lua.
Deixo aqui um agradecimento ao Filipe Dias, do CCVAlg por me ter alertado para o trânsito.
1 comentário
Caro Rui
Acabei à pouco de ver a estação a passar, bem destacada no entardecer do Estoril.
É fascinante ver a velocidade a que a estação se desloca. Num ápice cruza o céu.
Os astronautas que lá se encontram são, de longe, os humanos mais rápidos do momento 😉
Abraço
Alexandre Santos