Catálogo Dos Exoplanetas Habitáveis

pia17999-16

Um grupo de pesquisadores resolveu mergulhar nos mais de 4000 exoplanetas (candidatos) já descobertos pela missão Kepler e ver quais deles são os mais parecidos com a Terra.

O resultado do trabalho deles foi que 216 exoplanetas descobertos pelo Kepler localizam-se dentro da chamada zona habitável da estrela.
Desses, 20 são os melhores candidatos para serem possivelmente exoplanetas rochosos e habitáveis como a Terra.

Como conclusão secundária, a pesquisa mostrou que: a distribuição dos exoplanetas dentro da zona habitável é a mesma que fora dela. Segundo os pesquisadores, esta é uma evidência que o universo está repleto de exoplanetas e luas onde a vida poderá existir.

oo121140_web

Os pesquisadores primeiro tentaram definir bem a zona habitável, o que já é uma tarefa complicada, e fizeram duas interpretações: uma mais conservadora e outra mais otimista da zona habitável.
Depois, separaram os exoplanetas pelo tamanho: planetas menores, planetas rochosos e planetas gigantes gasosos. Os gigantes gasosos foram incluídos na pesquisa, pois podem abrigar satélites onde a vida pode se desenvolver, como acontece no Sistema Solar, com as luas congeladas de Saturno e Júpiter.

Os 20 exoplanetas na categoria mais restritiva: superfície rochosa e numa zona habitável conservadora, são os mais parecidos com a Terra.

Estudar o catálogo do Kepler de forma detalhada não foi fácil: foram mais de 3 anos de trabalho e envolveu os pesquisadores mais proeminentes na área de exoplanetas – pesquisadores que carregam no currículo descobertas de centenas de exoplanetas e com dezenas de artigos publicados. Além da maioria dos pesquisadores envolvidos estarem trabalhando diretamente no desenvolvimento do TESS e do James Webb.

Fontes: NASA, Astrobiology, Artigo Científico

1 comentário

  1. Para seguir: Continua a Paranóia! Tantos disparates em tão pouco tempo! Procurar pode e deve, mas ao mesmo tempo procure uma mais consistente definição de vida e ajude a divulgar e a disseminar os valores e princípios para uma cultura cientifica, conceito de “A Evolução” ou como as coisas funcionam em conjunto! Cumps.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.