Os planetas Marte e Saturno têm passado grande parte do ano notavelmente próximos nos céus.
Em uma sequência de exposições, o astrofotógrafo Tunç Tezel capturou imagens desses planetas desde dezembro de 2015 até setembro de 2016 nesse panorama celeste composto que segue o movimento perto da oposição, justamente acima da brilhante estrela Antares e próximo do bojo central da Via Láctea (à esquerda).
Na imagem abaixo estão anotadas as datas de cada posição de Marte ao longo do tempo.
No vídeo correspondente abaixo, o movimento aparente de Saturno é visto para trás e para frente ao longo de um achatado loop compacto, enquanto que Marte traça um S reverso em maior escala desde um ponto superior à direita até abaixo à esquerda na sequência.
Embora possa parecer diferente sob o nosso ponto de vista, tanto Marte quanto Saturno obviamente não sofrem reversão em suas órbitas. Na verdade, seu movimento retrógrado nos céus em relação ao fundo de estrelas é um reflexo do movimento da órbita terrestre. O movimento retrógrado de planetas pode ser visto cada vez que a Terra ultrapassa as voltas dos planetas que orbitam mais distantes do Sol, quando a Terra se move relativamente mais rápido através da sua órbita própria relativamente mais próxima. Confira no diagrama abaixo:
Fonte
APOD: Retrograde Mars and Saturn – Crédito da imagem©: Tunç Tezel (TWAN)
._._.
1 ping
[…] Recentemente, Marte apresentou-se em movimento retrógrado aparente nos céus, conforme podemos ler aqui: Marte e Saturno em movimento retrógrado nos céus por Tunç Tezel (TWAN) […]