Eventualmente tantos os céus quanto a Terra entram em erupção. Nessa paisagem, auroras coloridas irromperam inesperadamente sobre o Parque Yellowstone. Na imagem em destaque vemos uma aurora esverdeada na linha do horizonte junto com faixas brilhantes de aurora avermelhada que flutuam logo acima. Uma Lua brilhante (fora da foto) ilumina o primeiro plano desta cena pitoresca, enquanto estrelas familiares são avistadas no plano de fundo.
O criterioso astrofotógrafo Robert Howell planeou cuidadosamente para conseguir obter esse mosaico na área do “White Dome Geyser” no Parque Nacional de Yellowstone no oeste dos EUA.
Logo após a meia-noite, como era esperado, o “White Dome Geyser” (gêiser do domo branco) entrou em erupção espalhando jatos de água e vapor muitos metros acima. A água ejetada pelos gêiseres do Parque de Yellowstone é aquecida até virar vapor pelo escaldante magma situado alguns quilômetros abaixo que se entranha através das fendas entre as rochas da superfície.
Curiosamente, cerca de metade de todos os gêiseres conhecidos em nosso planeta residem no Parque de Yellowstone.
Embora a tempestade geomagnética que criou essas auroras tenha diminuído, as erupções do “White Dome Geyser” continuaram usualmente em intervalos erráticos que podem variar de 15 minutos a 3 horas.
Fonte
APOD: Aurora Over White Dome Geyser – crédito da imagem©: Robert Howell
._._.
Últimos comentários