O cometa Lovejoy visita La Silla

Crédito: P. Horálek/ESO

Crédito: P. Horálek/ESO

Esta fotografia de grande angular tirada em janeiro de 2015 mostra um tipo invulgar de turista a visitar o Observatório de La Silla do ESO. Obtido pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) parece cortar o céu (no centro à esquerda da imagem), passando pelos dois telescópios situados no solo: o telescópio de 3,6 metros do ESO (à esquerda) e o Telescópio Submilimétrico Suíço/ESO (SEST).

Como a maioria dos cometas, o cometa Lovejoy possui uma órbita elíptica e excêntrica longa em torno do Sol. A sua primeira entrada registada no Sistema Solar interno ocorreu em 2014, tendo atingido o periélio — a distância mais próxima ao Sol — a 30 de janeiro de 2015. A distância entre a Terra e o Sol define-se como 1 UA, ou seja um pouco menos de 150 milhões de km; o cometa Lovejoy aproximou-se da nossa estrela a 1,29 UA, o que o colocou entre as órbitas da Terra e de Marte (1,52 UA).

Esta imagem mostra o característico brilho verde suave do cometa, produzido quando moléculas de carbono são aquecidas pelo Sol. Vemos uma cauda de material por trás do núcleo do cometa, com origem no gás e poeira libertado do cometa pelo vento de partículas carregadas emanado pelo Sol.

Este cometa é o quinto a ser descoberto por Terry Lovejoy, um astrónomo amador residente em Queensland, na Austrália. Lovejoy descobriu anteriormente os cometas C/2007 E2, C/2007 K5, C/2011 W3 e C/2013 R1.

Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.