Se um dia a água percolou pela superfície de Marte, talvez o Mawrth Vallis seja uma das melhores feições que podem guardar os segredos dessa época remota do Planeta Vermelho.
O vale, na verdade, é um extenso canal com 600 km de comprimento, cercado por paredes com 2 km de altura.
Esse clássico canal fica localizado na região divisória entre as terras altas do sul e as planícies do norte marciano.
O belo vídeo que mostramos aqui, usa os dados da sonda Mars Express para nos levar numa viagem pelo Mawrth Vallis.
A viagem começa na boca do canal, que fica na Chryse Planitia, e segue em direção à aparente fonte do canal que fica em Arabia Terra.
O platô com seus 4 bilhões de anos é caracterizado pela grande quantidade de crateras de impacto, indicando a elevada idade.
A sonda Mars Express mostra em zoom, manchas mais claras e mais escuras pela superfície de Marte.
As manchas claras são camadas de sedimentos que estão entre os maiores afloramentos de minerais argilosos em Marte. A sua presença é a pista fundamental que nos diz que no passado a água líquida esteve presente nessa região.
A variedade de minerais aquosos, e a possibilidade de que essa região possa conter o registo de um antigo ambiente habitável em Marte, levou os cientistas a proporem o Mawrth Vallis como candidato para o pouso do rover da ExoMars 2020.
Esse nome estranho, Mawrth é na verdade a palavra galesa para Marte; e Vallis, o latim para Vale; ou seja, o Vale de Marte.
A sonda Mars Express possui uma câmera stereo que consegue fazer essas projeções tridimensionais juntamente com um modelo digital de terreno de Marte.
Espero que curtam a viagem!!!
Últimos comentários