Colinas ondulantes
Esta bela fotografia aérea mostra as colinas e montanhas que rodeiam o Observatório do Paranal do ESO, no Chile. Vista de cima, os detalhes nítidos e rochosos da paisagem árida desaparecem, dando lugar a texturas mais parecidas com um tecido ondulante e macio.
O aglomerado de edifícios no cimo à direita trata-se do campo base do observatório e da Residencia, onde membros do pessoal e visitantes do Paranal se refugiam das árduas condições do deserto. Os edifícios solitários à esquerda do complexo principal do observatório albergam o telescópio de rastreio VISTA.
Esta imagem foi obtida por Gerhard Hüdepohl, um dos Embaixadores Fotográficos do ESO. Gerhard trabalha no ESO como engenheiro electrónico, vivendo no Chile desde 1997 e trabalhando no Very Large Telescope no Cerro Paranal.
Este é um artigo do ESO, que pode ser lido aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários