Passagem por Pandora
A lua Pandora vista pela sonda Cassini a 18 de dezembro de 2016.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute.
Esta imagem foi obtida pela sonda Cassini no passado domingo e mostra a lua Pandora, uma das luas mais interiores de Saturno. Pandora tem aproximadamente 100 km de comprimento e viaja numa órbita muito próxima da fronteira exterior do anel F.
Na imagem podemos ver duas grandes crateras com cerca de 30 km de diâmetro. O interior destas crateras encontra-se preenchido por uma espessa camada de detritos. Estes materiais são provavelmente finas partículas de gelo dos anéis resgatadas pela fraca gravidade de Pandora.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
1 comentário
Professor é possível estimar quando ocorreu impactos nessas duas grandes crateras?