Se você já quis encontrar supernovas, agora é sua chance!
© Chandra (SN 1604)
A Australian National University (ANU) está convidando cientistas cidadãos a juntarem-se à busca por estrelas brilhantes e explosivas.
As supernovas são as explosões brilhantes que marcam o fim da vida de uma estrela maciça e podem ser mais brilhantes do que galáxias inteiras. Elas são extremamente úteis para os pesquisadores que usam a luz brilhante da explosão como uma forma de medição.
“Usando estrelas explodindo como marcadores em todo o cosmos, podemos medir como o Universo está crescendo e o que está fazendo,” disse o Dr. Brad Tucker, astrofísico pesquisador da ANU Research School of Astronomy and Astrophysics. “Podemos então usar esta informação para entender melhor a energia escura, a causa da aceleração do Universo”.
Para se envolver com o estudo, qualquer cientista cidadão interessado tem que procurar imagens do telescópio SkyMapper, um telescópio de 1,3 metros no Siding Spring Observatory da ANU, no site Zooniverse.org e marcar todas as diferenças que forem observadas nas imagens. A partir daí, os pesquisadores verificarão as imagens marcadas e verão o que encontraram.
A ajuda voluntária não é sem glória. O Dr. Anais Möller, pesquisador adjunto da ANU Research School of Astronomy and Astrophysics, disse: “As primeiras pessoas que identificam um objeto que acaba por ser uma supernova serão publicamente reconhecidas como co-descobridoras,” disse o Dr. Anais Möller, pesquisador adjunto da ANU Research School of Astronomy and Astrophysics.
Dr. Tucker disse que a equipa planeia usar esta informação para coletar medições do universo, bem como ter uma melhor compreensão das supernovas.
Fonte: Australian National University
Últimos comentários