É possível que o Sol se transforme um dia numa supernova?
Antes de começarmos a responder essa pergunta, temos que saber o que é uma supernova.
A supernova representa o final da vida de uma estrela massiva: a estrela explode e essa explosão costuma brilhar mais do que a galáxia como um todo.
Existem basicamente duas maneiras de uma estrela se transformar numa supernova.
Uma maneira é ela explodir por conta própria. Para isso, a estrela tem que ter entre 8 e 10 vezes a massa do nosso Sol. Nesse caso, a estrela começa a consumir todo o seu combustível, até que a pressão não suporta mais a gravidade e a estrela colapsa.
Outra maneira de se ter uma supernova, é no caso de uma estrela ter uma companheira. Essa estrela suga matéria da sua companheira, esse aumento de massa a deixa instável, e ela explode como uma supernova.
No caso do nosso Sol, ele não tem nem massa suficiente, nem tem uma estrela companheira para se transformar numa supernova.
Se o fim da vida do Sol não será como supernova, como será?
O Sol, à medida que for consumindo seu combustível começará a ter transformações. Ele passará a ser uma gigante vermelha: irá crescer de tamanho, provavelmente engolindo os planetas até à órbita da Terra.
Depois de se transformar numa gigante vermelha, o Sol começará a expelir suas camadas atmosféricas externas e seu núcleo começará a encolher, teremos então uma nebulosa planetária com uma anã branca no meio.
A anã branca é um tipo de estrela muito pequena, porém extremamente densa. Uma anã branca do tamanho da Terra, teria em uma colher a massa de um elefante.
Nessa fase de anã branca a estrela não mais produz energia; ela simplesmente consome a energia que produziu durante toda sua vida. Imagine um carro quando acaba a gasolina: ele continua andando, deslizando graças à energia cinética.
Alguns astrônomos defendem que depois de muitos bilhões de anos, o Sol se apague completamente se transformando numa anã negra.
2 comentários
O que acontecerá com o Sol daqui a 2 bilhões de anos ?
Continuará a evoluir como até aqui e como qualquer estrela da sequência principal o faz.