O grupo iTelescope-Portugal voltou a apontar o telescópio T32 do Observatório de Siding Spring, na Austrália, na direção da constelação de Sextante, desta vez para um grupo de galáxias em interação gravitacional.
NGC 3169, NGC 3166 e NGC 3165, da esquerda para a direita na imagem anterior, encontram-se a ~75 milhões de anos-luz de distância (possuem o mesmo deslocamento para o vermelho) e as observações de rádio revelam que estão dentro do mesmo envelope de hidrogénio neutro. Considerando essa distância correta, então a NGC 3169 terá 145 mil anos-luz de diâmetro, a NGC 3166 120 e a NGC 3165 terão 33 mil anos-luz de diâmetro.
O plano deformado da NGC 3169 e da NGC 3166 é indicador que forças de maré estão a atuar, situação que é reforçada pelo facto destas galáxias se encontrarem a somente 160 mil anos-luz de distância uma da outra (semelhante à Via Láctea e a Grande Nuvem de Magalhães).
A NGC 3169 é uma galáxia espiral, possui um núcleo ativo (LINER, com fortes emissões de raios-X) e duas acentuadas pistas de poeira. O proeminente braço azul brilhante contém regiões HII onde novas estrelas estão a ser formadas contrastando com a parte exterior muito menos densa.
A NGC 3166 é uma galáxia espiral com um núcleo brilhante mas reduzido e uma pista de poeira algo difusa.
A NGC 3165 é uma galáxia espiral pequena e escura, de muito menor dimensão, que também faz parte deste tripleto.
A imagem seguinte, com mais campo visual que a anterior, mostra mais objetos. Na parte inferior, pode observar-se duas estrelas mais brilhantes (HD 88749 e HD 88725), e mais à direita, destacam-se três estrelas (HD 88611, HD 88581 e HD 88548) e a NGC 3156, uma galáxia elítica que no passado poderá ter estado sujeita às forças de maré exercidas pelas duas companheiras mais maciças.
A imagem mostra também alguns quasares. Um deles, localizado na parte superior esquerda da imagem, encontra-se a mais de 12 mil milhões de anos, o que significa que a sua luz começou a ser emitida pouco tempo após a criação do Universo. Incrível.
Mais à direita, vamos encontrar um conjunto de pontos desfocados mas coloridos, que correspondem a um enxame de galáxias.
Termino com uma breve viagem até à NGC 3169.
O grupo iTelescope – Portugal é constituído por mais de uma dezena de astrónomos amadores e tem como objetivo aprofundar as competências adquiridas, a partilha de conhecimentos, promover a cultura científica através da astronomia e contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos astronómicos.
Últimos comentários