Gabriela Mistral na Nebulosa de Carina

A nebulosa de Gabriela Mistral. Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento (HaLRGB): Ruben Barbosa.

NGC 3324 é um aglomerado aberto intimamente associado à nebulosa de emissão IC 2599, localizado a cerca de 7.200 anos-luz e que faz parte da Nebulosa de Carina.

Os dois objetos são muitas vezes confundidos como um único mas juntos são conhecidos por Nebulosa Gabriela Mistral devido à enorme semelhança com a poetiza chilena agraciada com o Prémio Nobel da Literatura em 1945.

Efetivamente, a foto de perfil da Gabriela Mistral quando sobreposta com a nebulosa (virada para o lado direito), exibe parecenças ao nível da boca, nariz e testa. Para melhor ilustrar, fiz uma animação aqui.

O gás e a poeira existentes nessa região originaram uma explosão de nascimento de estrelas extremamente maciças e quentes, e a radiação UV emitida por essas estrelas provoca o brilho no gás que observamos atualmente.

As manchas escuras na imagem são regiões onde o pó bloqueia a luz do gás brilhante de fundo.

Mais à direita, podemos observar NGC 3293, um aglomerado aberto composto por mais de 100 estrelas (mais brilhantes que a 14ª magnitude), sendo que as mais brilhantes são supergigantes azuis (magnitude aparente 6.5 e 6.7) e uma supergigante vermelha pulsante V361 Carinae (magnitude 7).

A imagem seguinte mostra uma visão panorâmica da Nebulosa de Carina; a NGC 3324 encontra-se na parte inferior direita da imagem:

A Nebulosa de Carina. Aquisição: iTelescope – Portugal; processamento (HaLRGB): Ruben Barbosa.

O grupo iTelescope – Portugal é constituído por mais de uma dezena de astrónomos amadores e tem como objetivo aprofundar as competências adquiridas, a partilha de conhecimentos, promover a cultura científica através da astronomia e contribuir para uma melhor compreensão dos fenómenos astronómicos.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.